Você costuma avaliar o perfil comportamental na hora de contratar novos funcionários? Saiba que analisar as características de personalidade de uma pessoa pode fazer muita diferença na composição da sua equipe de trabalho. 

Nesse post, você entenderá sobre o que é o perfil comportamental, quais os tipos existentes e a importância dessa análise para a produtividade da empresa.

O que é perfil comportamental?

O perfil comportamental pode ser definido como um conjunto de características que moldam a personalidade de uma pessoa. 

Cada pessoa é única e tem uma personalidade construída a partir de sua vivência, cultura, criação e etc. Tais características compõem o que chamamos de perfil comportamental, a forma como cada indivíduo se comporta, como reage a diferentes estímulos, como se posiciona no seu dia a dia, dentre outros fatores.

Ele tem influência da sua história de vida e também considera as experiências profissionais. É uma mistura de hard skills (habilidades e competências técnicas) e de soft skills (habilidades e competências comportamentais). Inclusive, já falamos aqui no Blog sobre O que são Soft e Hard Skills.

A forma como um colaborador trabalha está estritamente ligada à sua personalidade. Há aqueles que se viram muito bem sob pressão, enquanto outros necessitam de mais calma para conseguir realizar suas tarefas. Há aqueles que possuem uma criatividade natural e outros que se desenvolvem melhor na parte técnica e assim por diante.

Assim como acontece em um time de futebol vitorioso, em que cada jogador tem sua função contributiva e personalidade distinta de seu colega dentro de campo, as diferenças são muito importantes e complementares para a formação de uma equipe empresarial. 

Tendo identificados os perfis comportamentais de todos os colaboradores, você sabe onde cada um tem melhor desempenho. Ao delegar as tarefas de um projeto, por exemplo, você sabe quem tem mais habilidade para coordenar a equipe (perfil de líder), quem consegue dar conta das demandas mais urgentes, quem se comunica melhor e pode apresentar a proposta ao cliente, e assim por diante. Dessa forma, o equilíbrio entre as qualidades de todos, faz a equipe ser muito mais produtiva.

Ao buscar por candidatos ideais para as vagas em aberto na empresa, é fundamental saber avaliar o perfil comportamental, para que essa nova pessoa também possa se integrar e contribuir para a fluidez do trabalho.

Por que avaliar o perfil comportamental dos funcionários?

Ter um diagnóstico do perfil comportamental da equipe ajuda a alocar cada indivíduo nas funções onde tem maior aptidão, valorizando as habilidades individuais e contribuindo para aumentar a satisfação de cada colaborador. Num contexto geral, a equipe tende a ser muito mais produtiva e funcionar harmoniosamente.

A análise do perfil comportamental é indicada para os processos de recrutamento e seleção, mas também pode ser utilizada em equipes já constituídas, quando houver a necessidade de realizar mudanças.

De forma objetiva, veja os benefícios de avaliar o perfil comportamental dos funcionários:

  • Aumento de produtividade, visto que as atividades passam a ser atribuídas de acordo com a aptidão de cada indivíduo e o resultado final de produção é maior;
  • Redução do turnover ou rotatividade de funcionários, tendo em vista que ao realizarem funções onde suas habilidades são valorizadas, haverá uma maior satisfação pessoal;
  • Contribuição para a formação de equipes fortes e integradas, onde conhecimentos e habilidades se complementam;
  • Facilidade para identificação de melhorias, bem como propor capacitações e treinamentos nas áreas da empresa que necessitam;
  • Minimização de contratações erradas, pois contribui para encontrar candidatos que estejam alinhados com a cultura organizacional da empresa;
  • Melhora na gestão de conflitos internos, pois com o conhecimento do perfil do indivíduo, é possível antecipar possíveis intercorrências;
  • Ambiente com harmonia e bons fluidos, gente feliz não enche o saco e cada um na função que gosta, é uma forma de manter uma equipe motivada e produtiva.

Tipos de perfil comportamental

De modo geral, os perfis comportamentais são classificados em 4 tipos: Comunicador, Executor, Planejador e Analista.

Cada um deles é definido por um conjunto de características e sua identificação pode ser feita por meio de testes comportamentais e outras metodologias.

A seguir, as principais qualidades de cada um deles.

1 – Comunicador

É a pessoa que tem facilidade para se comunicar, geralmente, com forte poder de persuasão e carisma. É aquele tipo de colaborador que fica entusiasmado com novos projetos e se mostra sempre otimista com relação aos resultados.

Por dominar a comunicação, tende a construir relacionamentos saudáveis e pode facilmente influenciar as pessoas à sua volta.

Porém, esse é um perfil que tende a ter dificuldades para lidar com planejamentos e análises, seguir normas, processos e cronogramas.

2 – Executor

É um perfil marcado pela determinação com forte senso de competitividade. Quando recebe uma tarefa, o transforma em um desafio e costuma fazer o que for preciso para entregar o esperado. São pessoas autoconfiantes e focadas no resultado.

Colaboradores com perfil executor, costumam defender pontos de vista individuais, são corajosos e precisam de espaço para conseguir executar suas atividades.

Porém, existe uma dificuldade em lidar com resultados negativos. Eles tendem a manter-se persistentes mesmo em situações que exigem maior flexibilidade e aceitação.

3 – Analista

Perfil detalhista, preocupado e meticuloso. Aquele tipo de profissional que não deixa escapar nenhum detalhe e que lida muito bem com rotinas repetitivas.

São ótimos para mapear dados e informações, analisar e aperfeiçoar métodos de trabalho.  Apesar disso, é um perfil que não gosta de trabalhar sob pressão e costuma se fechar quando ocorrem essas condições.

Trabalhos que envolvam precisão são os seus preferidos, sendo que equipes com vários perfis analistas costumam ser precisas na realização de tarefas.

4 – Planejador

São funcionários que costumam trabalhar com constância, são pacientes, estáveis e conservadores.

Tendem a trabalhar bem em equipe, demonstram confiança e são de fácil convivência. Costumam evitar conflitos e tem um bom senso de justiça. 

São ótimos para planejar e rever estratégias, têm qualidades de liderança e são determinados.

A grande dificuldade dos planejadores é em assuntos que necessitem de criatividade. Eles são ótimos com aquilo que está planejado, mas não conseguem improvisar.

Como identificar perfis comportamentais?

As pessoas podem apresentar mais de um perfil comportamental, no entanto, há sempre aquele que pode ser considerado dominante. A identificação desses perfis pode ser feita com a utilização de diferentes métodos, a depender dos recursos disponíveis em cada empresa.

Alguns exemplos de métodos que podem ser aplicados:

>> Metodologia DISC (Dominance, Influence, Steadiness, Conscientiousness) – utilizada em vários países com um excelente índice de efetividade. Faz o mapeamento de cada pessoa por meio de suas principais características comportamentais.

>> Entrevista comportamental STAR (Situação, Tarefa, Ação, Resultado) – traça o perfil por meio de exemplos concretos, ou seja, experiência.

>> Teste de perfil comportamental dos bichos – nesse teste são feitas comparações com bichos onde o lobo é o analista, o tubarão é o executor, o gato é o comunicador e a águia é o planejador. Identifica perfil comportamental, personalidade, gostos, motivações e outras informações.

>> Metodologia LABEL (Lista de Adjetivos Bipolares e em escala Likert) – ferramenta de análise psicológica que ajuda a mensurar informações da personalidade, de forma estratégica.

Além disso, podem ter recrutadores que não conseguem identificar um perfil utilizando uma única técnica, como testes online ou observação. Nesses casos, podem ser combinadas mais de uma metodologia.

Está pronto para avaliar o perfil comportamental de seus atuais e novos colaboradores?

Práticas como essa só trazem vantagens para a empresa. Uma equipe motivada, integrada e diversa, pode suprir com maestria as demandas e entregar os melhores resultados.

Sugerimos que também faça a leitura do post sobre Hard e Soft Skills, ele vai te ajudar a entender porque competências técnicas e comportamentais precisam de um equilíbrio.

Aproveite para visitar o site da Conteúdo Conecta e conhecer o nosso trabalho. 

Daniel Banin

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