O Google Ads é uma plataforma de anúncios digitais. Sua primeira versão foi lançada em 2000 e, desde então, vem liderando o mercado de publicidade online. Para se ter uma ideia do potencial, em 2017, a sua receita publicitária foi de US$100 bilhões de dólares.

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Certamente, em vários casos que você procurou algum produto ou serviço no Google encontrou alguns links em destaque no topo.

E, provavelmente, você já acessou algum site onde haviam vários banners com propagandas ou já se pegou assistindo vídeo no Youtube e de repente ele foi pausado e apareceu uma publicidade.

Se você está conectado aos principais buscadores, portais ou site de compartilhamento de vídeos, é quase impossível não ter sido impactado por algum anúncio.

Todos estes três casos que citamos acima, embora sejam diferentes, têm algo em comum: todos foram criados e gerenciados via Google Ads (antigo Google AdWords).

O que é o Google Ads?

O Google Ads é uma plataforma de anúncios digitais. Sua primeira versão foi lançada em 2000 e, desde então, vem liderando o mercado de publicidade online. Para se ter uma ideia do potencial, em 2017, a sua receita publicitária foi de US$100 bilhões de dólares.

Pense na quantidade de empresas que acreditam no potencial dos anúncios digitais. Não é só fato de acreditar, mas de ter constatação do resultado positivo que o meio proporciona.

Como funcionam os anúncios?

O grande diferencial do Ads é que as empresas anunciantes podem segmentar suas campanhas, ou seja, escolher um público específico e com maior potencial de comprar seus produtos ou serviços.

E isso traz imediatamente outra vantagem: o custo-benefício. E isso acontece, pois você não está pagando para aparecer mais, você investe em audiência qualificada e que tem relação com o seu negócio.

Afinal, o que vale mais para uma loja física ou virtual (e-commerce) de sapatos de tamanhos especiais: ter sua campanha exibida para 10 mil pessoas, inclusive para quem calça 37 até 44, ou exibida para 500 pessoas que precisam de sapatos acima do tamanho 45?

Essa é a grande sacada!

Com base numa central de dados dos usuários, o Google utiliza os cookies de navegação e as palavras-chave para determinar se aquele usuário está qualificado para visualizar o seu anúncio.

A disputa das marcas nos buscadores

Hoje em dia, o SEO é muito utilizado para alavancar posições no Google, mas a disputa é grande. Diversas empresas ‘brigam’ para publicar o melhor conteúdo já visto e, assim, alcançar o sonhado topo das buscas.

A melhor e mais rápida forma de se destacar em relação aos seus concorrentes, é utilizando o Google Ads. Além disso, as formas de anúncio podem trazer o melhor ROI (retorno sobre o investimento), em alguns casos até 900%.

Parece sonho, mas não é!

Para alcançar esses resultados é preciso ter um conhecimento amplo sobre a ferramenta e entender a fundo o seu público. É uma questão de tempo e dedicação que, muitas vezes, não pode ser despendido por um empresário. Mas, para isso, existem as agências de marketing digital, que utilizam seu investimento de forma muito eficiente e qualificada, pois usam não só ferramentas como a Semrush que ajudam demais na qualificação das palavras-chave que irá usar e também consegue apresentar como a concorrência está anunciando, como também há profissionais com experiência e estratégias para fazer a verba investida render.

Mais vantagens de anunciar no Google Ads

Até aqui já demos alguns motivos interessantes para investir em Ads mas, se você ainda não se convenceu da importância dele, vamos apresentar mais algumas vantagens:

Potencial

Provavelmente você sabe ou imagina, mas vale destacar que o Google é a principal ferramenta de buscas do mundo.

Provavelmente, no seu dia a dia, quando alguém faz uma pergunta que você não sabe a resposta, você logo pensa: “Pesquisa no Google”.

Todos os meses, são cerca de 100 bilhões de buscas realizadas. É muita busca, não é mesmo?

No mundo todo, o Google é responsável por quase 93% das buscas realizadas. Veja o gráfico abaixo:

A diferença para os demais motores de busca é brutal!

Desempenho de anúncios

Durante toda a campanha é possível extrair os dados de desempenho, saber o número de pessoas que visualizam seu anúncio, que clicaram nele e até mesmo analisar o perfil do usuário que mais tem semelhança com sua campanha.

Teste os anúncios

O Ads permite que sejam feitos testes do que está ou não está funcionando. Além disso, é possível realizar alterações na campanha e acompanhar a mesma para conferir se está gerando resultados.

Controle o orçamento

O controle do orçamento ou dos investimentos é muito satisfatório. Os investimentos que serão feitos no mês podem ser decididos por dia e por campanha.

Além disso, se sentir a necessidade de mudar uma campanha em andamento, pode fazer ajustes no orçamento, nos textos e também é possível encerrar a campanha a qualquer momento, sem gerar gastos com algum tipo de taxa.

Enfim, é você que determina o que pode ser investido e tem total controle sobre os custos das campanhas.

Custo

É o famoso custo-benefício. Quando você faz uma comparação entre outras formas de publicidade (televisão, rádio, revista e até mesmo o Facebook) com o Ads, percebe o quanto essa ferramenta é mais vantajosa.

Não só pelas inúmeras opções que oferece, mas também pelo investimento significativamente mais baixo. Além de ter a possibilidade de fazer publicidade PPC (pague por clique).

A sua empresa não tem que pagar pelo número de impressões, mas sim pelo resultado conquistado. Caso não tenha nenhum clique, lead ou vendas, a empresa não precisa pagar nada. É simples assim.

Então, ao colocar na balança, vemos que o investimento pode ser simplório perto do retorno que pode ser obtido através dos anúncios.

Remarketing

O remarketing pode incomodar algumas pessoas, mas pode trazer muitos resultados positivos para os anunciantes.

Sabe quando você tem a sensação de que os anúncios adivinharam o que você estava pensando, falando ou querendo comprar?

Isso não é mera coincidência ou mágica. É muito provável que você tenha acessado ou procura algum conteúdo semelhante na internet e o banner de anúncios retorna para você em forma de remarketing.

A estratégia consiste em mostrar novamente para o usuário um produto que ele havia procurado anteriormente. Utilizando esse método, você pode buscar pessoas que já utilizaram seu aplicativo ou acessaram seu site.

Você como usuário, quando acessa algum conteúdo, recebe um sinal de identificação que irá te localizar em meio à multidão. Assim, as campanhas de remarketing podem alcançar você e outras várias pessoas que pertencem a este grupo que tem o “sinal”.

Viu só que interessante?

O Google Ads nos permite inúmeras combinações, mix de regiões, interesses, dados demográficos, tudo isso para encontrar o grupo perfeito para ser impactado pelos seus anúncios.

Se ficou interessado pelo assunto, você pode bater um papo com a gente. A turma da Conteúdo Conecta é especialista em Google Ads e sabemos a fórmula para alcançar resultados positivos para sua empresa.

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