Imagine ter um robozinho atendendo com maestria, rapidez e inteligência todos que chegam com dúvidas pelo Messenger do Facebook, 24 horas por dia, sem descanso ou folga em feriados. Esse é o objetivo do Chatbot, um funcionário virtual que você programa na fanpage de sua marca.
Com a correria do dia-a-dia, as pessoas se tornaram cada vez mais imediatistas. Hoje, tudo o que querem é uma resposta rápida, na palma da mão. Não se fala mais de e-mails, ligações ou visitas a certos locais. Tudo, se resume a um único aparelho: o smartphone.
A chegada do mobile na sociedade trouxe oportunidades das mais variadas para as empresas e negócios, independente do seu tamanho. Com isso, várias novas ideias e funcionalidades surgiram para facilitar a comunicação de empresas que tem como prioridade, um bom relacionamento com seus clientes.
Agora, os clientes prezam por um bom atendimento e suporte e, empresas inteligentes, utilizam a tecnologia ao seu favor. Acima de tudo realizam um atendimento humanizado, para que seus clientes percebam a preocupação individual com a satisfação.
O Chatbot, pode ter um papel importante para que este relacionamento seja construído. Quando aplicado da maneira correta, só traz vantagens para ambos os lados.
Por mais que muitas pessoas pensem que o chatbot nada mais é do que uma mera conversa bem-feita através de uma programação, não está nem perto de ser apenas isso.
O QUE É CHATBOT?
Chatbot é um software, que simula conversas via chat online. Funciona dentro de aplicativos de mensagens de forma automatizada. Pode ser programado para atender clientes, informar, enviar novidades, manter um bom relacionamento, tudo como se fosse alguém respondendo online.
Os aplicativos de mensagens, permitem com que os chatbots sejam configurados de acordo com as necessidades do atendimento. Com os aparelhos mobile, é muito mais fácil o cliente abrir seu aplicativo de mensagem ligado à rede social, do que seu e-mail.
Segundo uma pesquisa do IBGE, mais de 116 milhões de brasileiros estão conectados à internet. Destes, 94,2% enviaram ou receberam mensagens através de aplicativos e redes sociais como, Facebook Messenger e Whatsapp. Em contrapartida, o e-mail foi acessado por 69,3% dos internautas.
Não, nós não queremos que você deixe o e-mail marketing de lado. Mas, queremos apresentar quais são as vantagens de usar o chatbot na comunicação da sua empresa para seus clientes.
Muitas vezes, quando se utiliza do e-mail marketing como estratégia, estes acabam indo para o spam ou lixeira, e ficam esquecidos por lá, afinal quem quer ver o que é spam, não é mesmo?
Já quando se trata de uma mensagem, no Facebook, por exemplo, é bem mais simples, pois a notificação chegará como uma mensagem comum. É mais amigável e rápido de abrir e ler.
Com o uso do chatbot a comunicação acaba deixando de ser unilateral, e passa a ser bilateral. Isto é, ambos os lados se comunicam, há reciprocidade na conversa, e assim os clientes não ficam apenas enviando suas dúvidas sem ter uma resposta certa.
Mas então, quais as vantagens de utilizar o chatbot na comunicação da sua empresa?
AS VANTAGENS DE ATENDER USANDO O CHATBOT
Bom, saiba que as vantagens são muitas, mas vamos citar algumas das principais. Quem sabe com elas, você não se convence a instalar a ferramenta no Messenger da página de sua empresa!
Um bom exemplo da ferramenta para chatbot é o Manychat, que é muito utilizado para atender clientes no Messenger do Facebook. O software é um dos melhores e mais completos do mercado, pois permite a programação do envio de mensagens.
Além disso, também traz opções de respostas de acordo com palavras-chave ou novas opções apresentadas à pessoa que está interagindo com o bot. Também pode auxiliar quando o cliente está conhecendo sua marca, ou com dúvidas sobre um produto específico. Veja um pouco de como é o processo da ferramenta Manychat:
A utilização de chatbot faz com que o atendimento e relacionamento sejam otimizados. Com as configurações certas, o software pode tirar dúvidas simples e apenas em último caso transferir para um membro da sua equipe.
Assim, o atendimento será mais rápido e prático, podendo até ser personalizado de acordo com o perfil dos clientes. O tratamento personalizado e a praticidade, fazem toda a diferença para uma boa experiência.
Outro fator, é que a utilização dos bots promovem o engajamento e melhora a experiência dos usuários com as marcas. Sendo assim, com uma campanha bem planejada via chatbot, podem haver indicações e até mesmo viralizar, quando bem executadas.
Por último, mas não menos importante, a ferramenta possibilita automatizar as vendas online, realizar cobranças. Aumentando assim, a produtividade dos colaboradores responsáveis por esses setores.
Para seu setor de vendas, a automatização simplifica o processo longo por trás dela. Enquanto na cobrança, seu colaborador é poupado dessa situação desconfortável, o que aumenta seu tempo para outras tarefas.
O chatbot também poderá ajudar no atendimento de suporte, envio de ofertas nutrindo seus leads, ou seja, enviando informações de interesse daquele cliente ou prospect que está pesquisando sobre sua empresa ou produto.
CHATBOT: UMA ESTRATÉGIA QUE REALMENTE FUNCIONA
Para fechar nosso artigo, separamos uma dica infalível. Para formar seu CRM, ou seja, conseguir dados suficientes dos seus clientes, ou potenciais clientes, e quantificá-los rapidamente é preciso ter inscritos no seu chatbot.
Uma maneira simples de conseguir inscritos no chatbot, é oferecer algum benefício como, um cupom de desconto, participação em sorteio ou algum material. Ambos servirão como porta de entrada para que os clientes se atentem às mensagens que serão enviadas através dos bots!
Existem diversas estratégias para que seu chatbot tenha resultados. Porém, é preciso investir em uma comunicação muito bacana e pessoal. Assim, é para que o usuário não se sinta atendido por um robô pré-programado, mas sim com uma inteligência artificial capaz de ajudá-lo e ser empático na medida do possível.
Mas, para programar um chatbot capaz de dialogar com consistência e ter programações suficientes para compreender todas as dúvidas e necessidades daquela pessoa, é fundamental um estudo profundo do seu público e das principais dúvidas que esse possa ter.
Recomendamos que isso seja feito por profissionais da área de marketing, que vão elencar as dores sentidas pelas pessoas que se conectam à sua marca, para que assim, possam chegar à construção de respostas muito mais satisfatórias.
Se precisar de ajuda nessa nova etapa, conte com a Conteúdo Conecta. Entre em contato!