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Daniel Banin

Daniel Banin

CEO da Conteúdo Conecta - Agência de Marketing. Empreendedor, apaixonado por marketing e especialista em estratégias vendedoras para marcas e empresas.

O que é hotspot?

Hotspot é um aparelho instalado em um local, como em estabelecimentos comerciais, shopping-centers, hospitais, hotéis, no qual disponibiliza o acesso à internet, através de rede sem fio (Wi-Fi). A estratégia de ter um hotspot instalado no estabelecimento é trocar, digamos assim, o acesso gratuito à internet, pela colheita de dados deste usuário, como nome, endereço de e-mail, telefone, entre outros, a fim de formar uma base CRM para se comunicar posteriormente com esses leads.

Alguns, podem ser disponibilizados de forma gratuita, como acontece muito em bares, restaurantes, por exemplo. Você só faz pedir a senha, o funcionário do local passa e pronto, você usa a rede sem fio sem precisar pagar por isso, mas aí não é necessário instalar um aparelho hotspot, pois basta o próprio modem com wi-fi para liberar o acesso à internet, fato que deixaria sua empresa sem ter a chance de capturar os dados do usuário, para futuramente se comunicar com ele. Há também hotspots que são cobrados. Essa opção é bastante comum em hotéis, por exemplo.

Assim, se você tem um local que usa hotspot, certamente o seu cliente ou visitante vai gostar de saber que pode acessar a internet daquele lugar sem precisar pagar por isso. Aliás, essa é uma ótima forma de mantê-lo no seu estabelecimento por mais tempo. Muitas pessoas esperam que o estabelecimento tenha Wi-Fi, portanto, não vá decepcioná-las!

Todos as empresas tem como principal objetivo aumentar os lucros e, para que isso vire realidade, é necessário vender mais e, para vender mais, você precisa conquistar e se comunicar com os novos consumidores. Os clientes, por sua vez, se desenvolvem a partir dos leads, pessoas que apresentam grandes possibilidades de se tornarem consumidores ativos da sua empresa.

O termo lead pode ser um pouco incomum para algumas pessoas, mas ele é bastante usado dentro do mundo do marketing digital, especialmente quando o assunto é Inbound Marketing.

O que são leads?

Lead pode ser considerado um contato adquirido, alguém que em algum momento se interessou pela sua marca, produto ou serviço e deixou dados, autorizando indiretamente uma comunicação posterior.

A construção de um lead deve começar lá de trás, quando você começa a criar estratégias em Inbound Marketing. Aos poucos, os visitantes do seu site, redes sociais, blog ou hotspot, vão se interessando pelo conteúdo que é postado. Eles passam a gostar tanto que começam a oferecer informações pessoais para receber mais.

Por exemplo, é bem provável que você já tenha se deparado com um formulário pedindo seus dados de contato, logo que visita algum site. Ao inserir seu endereço de e-mail, telefone, etc., você está dizendo para a empresa que aceita receber os conteúdos que ela tem a oferecer. Você, nesse momento, torna-se um lead. Ainda não ficou claro sobre o que é um lead? Leia abaixo que temos mais um exemplo.

Já tentou baixar um eBook ou participar de um sorteio ou promoção? Provavelmente já e nesse momento precisou inserir algumas informações como nome, idade, função que exerce, grau de instrução, entre outros. Neste caso você também se torna um lead.

E por que a empresa precisa gerar leads?

Ter um lead é uma ótima maneira de saber se a estratégia de marketing de conteúdo do seu negócio está realmente dando certo. Quando você tem um lead, fica mais fácil calcular o nível de engajamento daquela pessoa, sabendo quando ela está preparada para passar para a equipe de vendas e se tornar um cliente.

Para isso, você pode usar o chamado lead scoring, uma forma de medir, por meio de pontos, em que estágio do funil de vendas o seu lead se encontra. Ele funciona da seguinte forma: você deve atribuir pontos para cada ação do lead, quanto mais pontos ele tiver, mais perto está de se tornar um potencial cliente.

Por exemplo, o lead baixou um eBook, então ele ganha 4 pontos, se ele curtiu sua página no Facebook, ganha mais 1 ponto, se clicou em algum link do seu site ou blog, mais 2 pontos. Quando ele chegar a 10 pontos, é o momento da equipe de vendas entrar em contato, pois entende-se que esse lead já tenha um bom conhecimento do que sua empresa vende e está mais propenso a efetuar a compra, afinal as pessoas compram com mais facilidade aquilo que já têm informação, correto?

De que forma um hotspot ajuda na captura de leads?

Você está oferecendo a rede e o seu visitante deseja usá-la. Que tal pedir a ele algo em troca? Além das informações básicas como nome e e-mail, pode ser uma informação simples como idade, função na qual trabalha, grau de instrução, entre outras do tipo. Isso o ajudará a ter mais informações sobre o seu público-alvo, o ajudará a montar a sua persona de maneira mais fiel e assim, direcionar melhor as suas ações de marketing captando mais leads.

Outra forma de ganhar leads é oferecendo promoções. Por exemplo, é bastante comum que um visitante entre na sua loja e não compre nada, mas use a rede. Você pode aproveitar esse momento para investir em uma ação promocional, mostrando um banner de um produto ou serviço que está com desconto ou com opções de contratação diferenciadas.

Ao invés de colher dados, você também tem como optar por um check-in no Facebook, uma prática bastante comum em diversos locais e uma ótima maneira de divulgar a imagem da sua empresa. Ao fazer o check-in por meio da rede social, todos os amigos daquela pessoa saber que naquele local há uma rede gratuita e disponível para quem estiver lá.

Conclusão

Além de capturar novos leads, a presença de um hotspot também ajuda a fidelizar os clientes. Eles ficarão muito satisfeitos em saber que podem acessar a internet do seu estabelecimento. Lembrando que essas vantagens valem para qualquer nicho de atuação. Por exemplo, uma loja de roupas pode oferecer acesso à rede a um acompanhante enquanto a outra pessoa escolhe e prova as peças.

Quer começar a investir na captura de leads? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

 

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