Quando negar um cliente?

Se a sua empresa fechou um pacote de serviços e conquistou um cliente que começou a reclamar porque não teve exclusividade no serviço ou outro tipo de problema, é fundamental avaliar quem ainda não está maduro.

Assine nossa newsletter e receba em primeira mão dicas e materiais que irão ajudar sua empresa a crescer.

João é dono de uma consultoria em gestão de processos. A primeira venda de serviços foi para um cliente da área médica, e devido ao pouco conhecimento e falta de maturidade do cliente, o contrato se encerrou em três meses.

 Sabendo que todo empreendedor deve aprender com seus erros e acertos, João decidiu entender mais sobre a geração de leads, que é uma estratégia de marketing digital.

Mas, o que é geração de leads?

É uma metodologia em que as empresas conseguem informações sobre potenciais clientes para seus produtos ou serviços.

Assim, em uma próxima venda de serviços, João precisa qualificar os leads (potenciais clientes), e se eles estiverem com a intenção clara de comprar os serviços, João poderá passar para a etapa final que é o fechamento do negócio, mas se a lead ainda não tiver a intenção ou a maturidade para adquirir o serviço, não é hora de passar para a etapa final.

E quando a lead não está qualificada para comprar é a hora de negar um cliente para a sua empresa.

Assustou né? Como assim negar um cliente?

Quer saber mais? Confira!

Método para saber se o cliente é bom ou não para a empresa

Para saber se o cliente é bom ou não para uma empresa, pode-se utilizar o método de qualificação de leads.

A qualificação dos leads é feita da seguinte forma:

Primeiramente, o lead (potencial cliente) detecta um problema (dor) e quer entender mais sobre marketing de conteúdo, por exemplo.

Ele procura no Google sobre a palavra-chave “marketing de conteúdo” e se interessa pelo conteúdo da primeira página.

Depois, ele entra em um blog e é direcionado para uma página em que ele poderá baixar um e-book sobre o assunto.

Assim, antes de baixar, ele precisará deixar o nome, e-mail e outras informações em um formulário. Quando isso acontece a empresa que ele baixou o e-book está gerando um lead. Entenda melhor esse processo, lendo nosso artigo: “Saiba o que é Isca Digital e como criar uma”.

Assim, esse lead será educado por meio de vários conteúdos (e-books, webinars, posts e etc.) e se a empresa perceber, por meio de seu estágio pré-estabelecido no funil de vendas, que ele tem alto potencial de comprar seus serviços ou produtos, entrará em contato com ele.

Se o lead estiver indeciso, a equipe de vendas poderá esperar um pouco, mas caso não tenha detectado interesse, pode e deve descartar o investimento de tempo e energia nesse lead.

Negar um potencial cliente, não necessariamente é deixar de fechar um negócio, mas também evitar perder tempo com quem demonstrou e informou não quer comprar e focar no lead que quer comprar.

E o potencial cliente que não demonstra interesse não será um bom cliente para a empresa, pois o interesse dele, talvez, tenha sido somente por aquele e-book que ele baixou, apenas como uma curiosidade ou para material de estudo escolar, etc.

Identificando se o cliente é bom ou não para a empresa

Se na qualificação de leads, o potencial cliente é educado por meio de vários conteúdos, antes mesmo da reunião de fechamento, o departamento de vendas saberá se o cliente é bom ou não para a sua empresa.

Mas, como existem exceções, pode ser que esse potencial cliente demonstre imaturidade na reunião de fechamento do negócio.

Por exemplo, o lead já foi para a reunião falando que tem a proposta do seu concorrente em mãos, ou seja, ele só fez contato com você para conseguir uma segunda proposta para avaliar preços. E também existem leads que querem incluir mais serviços do que a proposta enviada, sem pagar mais por isso.

Sendo assim, esse lead é um forte candidato a ser um cliente que dará trabalho e não será lucrativo para a sua empresa.

Quando o lead se torna um cliente imaturo

O lead passou pelo funil de vendas e a sua empresa entrou em contato com ele para fechar negócio. Parabéns, você acaba de conquistar um novo cliente!

Mas, essa nova conquista não foi tão interessante, pois agora o cliente alega que a organização não acrescentou serviços mantendo o valor final, como o time de vendas havia prometido.

A equipe de vendas, sendo de primeira linha, disse que não prometeu nada para o cliente, e questiona porque o cliente veio contestar isso somente depois de fechar e assinar o contrato. Ou seja, esse cliente poderá ser uma “cilada” para a sua empresa.

Perceba que, muitas vezes, mesmo tendo um método de qualificar leads, as empresas podem se enganar e fechar um negócio com um lead ainda desqualificado ou que não está totalmente maduro no quesito de entender como funciona o seu negócio.

Empresa e cliente imaturos

Se a sua empresa fechou um pacote de serviços e conquistou um cliente que começou a reclamar porque não teve exclusividade no serviço ou outro tipo de problema, é fundamental avaliar quem ainda não está maduro.

Sendo assim, a empresa precisa analisar se somente o cliente é culpado, ou se ela também é culpada por fechar uma venda de forma incompleta, pois talvez ela não tenha esclarecido cláusula por cláusula do contrato com cliente, para ele saber o que está comprando e se resguardando para evitar problemas no futuro, já que a maioria dos clientes não tem o hábito de ler contratos.

Temos alguns exemplos:

  • Academias Low Cost (Com baixo valor de mensalidade)

Neste tipo de negócio sabe-se que o custo da mensalidade é baixo. E a ideia é que o cliente já saiba treinar sozinho, sem depender de instruções e acompanhamento, pois não existe um número suficiente de instrutores justificando assim o valor cobrado.

Uma vez que um determinado cliente demande uma atenção maior, pedindo por diversas vezes ajuda para o instrutor, que está ali para atender a todos da academia de uma forma rápida e dar um toque ou outro para fazer determinado exercício, esse cliente acaba quebrando um processo desenhado para a academia conseguir cobrar o preço que cobra e também poderá abrir precedentes, pois outros clientes também irão querer um atendimento mais personalizado e próximo.

Sendo assim, se a sua empresa oferece esse tipo de serviço, antes de fechar o negócio com o cliente, se atente em passar item por item do contrato com ele, deixando bem clara a missão da sua empresa e assim evitar problemas futuros.

  • Escola de inglês com baixo custo e turmas com 5 a 10 alunos

Normalmente, nessas escolas as turmas podem ter até uns 10 alunos. A ideia é que, pelo custo da mensalidade, consigam ensinar a língua para mais pessoas em um curto espaço de tempo, até mesmo por conta do quadro de funcionários e para a obtenção de mais pessoas em uma única turma.

E se a sua empresa quer evitar problemas com os clientes, além de ler item por item do contrato com ele, é necessário fazer um teste com cada aluno antes da matrícula, a fim de avaliar o nível de cada um e assim direcionar para a turma certa, que seria uma forma de minimizar possíveis problemas.

Se ainda assim, a sua empresa quer conquistar também esses clientes “mais exigentes”, ela poderá oferecer um pacote personalizado de aulas, seja de inglês ou outro segmento, com aulas particulares, onde o professor acompanha o progresso do aluno.

Desta forma, é necessário salientar que você apresente todos os tipos de serviços que a sua empresa oferece, tanto o modelo mais acessível, quanto o mais personalizado, e também ler o contrato juntamente com o cliente, assim evitará problemas.

E se você acredita que o tipo de serviço personalizado não é vantajoso para a sua empresa, deixe claro para o cliente, explique como funciona o processo e porque o preço é mais barato.

E se ele não quiser fechar negócio, saiba que isso é uma vantagem para a sua empresa evitar problemas no futuro, evitando que ele abra precedentes dentro da organização e comece a prejudicar o negócio.

Gostou de mais este post? A sua empresa já negou um cliente? Registre nos comentários quais foram as suas experiências!

Achou interessante?
Compartilhe com quem você acha que irá gostar

Veja artigos relacionados

03set

Resumidores de texto são a nova tendência na escrita digital. Eles exigem pouco conhecimento técnico e geram resultados concisos para os usuários em questão de…

28ago

Veja de que modo a Inteligência Artificial está revolucionando a criação de conteúdo, aumentando a produtividade, personalização e otimização para SEO nas estratégias de marketing…

02ago

Quer atrair mais alunos para sua escola de idiomas? Aprenda as técnicas de marketing digital mais eficazes para destacar sua instituição no mercado e aumentar…