Ninguém nasce com o dom de empreender e poderá desenvolver várias habilidades, pois empreender é uma decisão de criar uma oportunidade de negócio.
Já ouviu falar na expressão “Só se aprende a fazer, fazendo”? Então, é assim que o empreendedor criará as oportunidades necessárias para abrir o seu negócio para ganhar mais dinheiro e ter mais tempo.
O empreendedor cria a oportunidade quando ele coloca a “mão na massa”, ou seja, estuda o mercado de atuação e o seu respectivo público-alvo para oferecer o serviço ou produto certo na hora certa, ou seja, quem monta um plano de negócios antes de abrir um, minimiza e muito as chances de abrir um negócio que não seja promissor.
E para quem ainda acredita que empreender é um dom e tem medo de abrir um negócio, preparamos este artigo com as informações mais relevantes sobre o assunto. Confira!
Não, empreender não é um dom. Empreender se aprende por meio de cursos, treinamentos, troca de experiências com outros empreendedores e o mais importante: a prática, pois é no cotidiano que o empreendedor vai aprendendo e crescendo com as dificuldades.
Você pode pensar, por exemplo, que o Flávio Augusto do blog Geração de Valor nasceu com o dom de empreender, mas não. Ele foi desenvolvendo habilidades empreendedoras, estudou sobre o mercado que queria atuar, fez networking com as pessoas certas e teve visão, coragem e competência.
O empreendedor não deve ter medo de lançar uma ideia de negócio que considere inovadora por falta de dinheiro, conhecimento, networking e tempo. Ele precisa entender que a hora certa é agora, e que gerenciando o tempo conseguirá estudar mais, fazer networking e consequentemente atrair parceiros que queiram investir no seu negócio.
Reforçando que o networking é essencial, pois por meio dele o empreendedor mantém contato com outros profissionais, como fornecedor, funcionário e parceiros de negócios.
A força de uma rede de contatos está na qualidade dos contatos, ou seja, networking não é quanta gente você conhece, mas quem você conhece.
E também é essencial que ele escute essas pessoas e direcione atenção para elas, sempre oferecendo ajuda e só depois falando do seu negócio. E é interessante lembrar que o networking não serve somente para estabelecer contatos profissionais, mas também pessoais, podendo ser uma prática enriquecedora de troca de experiências.
Não basta o empreendedor abrir uma empresa e começar a trabalhar, é preciso que ele tenha uma visão diferenciada de negócios e saiba gerenciar, e para isso é necessário que ele desenvolva algumas habilidades como:
Mindset é a configuração da mente (mind=mente, set=configuração). As crenças e a forma como você pensa configuram situações apropriadas ou não na sua vida, ou seja, tudo em que você foca demais acaba acontecendo.
E não adianta o empreendedor estudar, se dedicar e desenvolver as habilidades empreendedoras se não desenvolver um mindset empreendedor.
Para mudar e desenvolver esse mindset é preciso configurar pensamentos de empreendedor, como:
Compreenda que são pensamentos positivos, mas para mudar o mindset empreendedor é justamente isso, é focar na sua vida empreendedora de forma positiva.
Observe a frase: “Criatividade é um músculo. ” Focando nisso, o empreendedor vai saber como desenvolver esse lado criativo, por meio de livros, estudos e trocas de experiências.
Empreender requer muito estudo e networking com pessoas empreendedoras, o que vai gerar criatividade e boas ideias de negócio para você criar uma nova oportunidade de trabalho para ter mais dinheiro, tempo e autonomia.
Ninguém disse que empreender é fácil, mas com muito esforço e dedicação é possível planejar e abrir uma empresa lucrativa e inovadora no mercado.
Ou seja, para abrir um negócio, você precisa de planejamento, buscar conhecimento, desenvolver habilidades, mudar o mindset para conquistar o que você quer e tomar as atitudes certas.
Portanto, agora você sabe que empreender não é um dom e sim dedicação, então perca o medo de empreender.
Gostou de mais este post com dicas sobre empreendedorismo? Registre nos comentários quais foram suas impressões!
As ferramentas de parafraseamento baseadas em inteligência artificial (IA) são um recurso útil nesse cenário,…
A Inteligência Artificial (IA) revolucionou praticamente todos os campos de negócios, e o marketing digital…
Veja de que modo a Inteligência Artificial está revolucionando a criação de conteúdo, aumentando a…
Quer atrair mais alunos para sua escola de idiomas? Aprenda as técnicas de marketing digital…
Aprenda agora a construir confiança com conteúdo de alta qualidade. Fique por dentro das estratégias…
Saiba o que é considerado um bom conteúdo de acordo com o Google e aprenda…