Soluções empresariais – Vendas e Produtividade

Entenda o que são soluções empresariais, em que setores elas são aplicáveis e veja como novas ferramentas podem ajudar a aumentar a produtividade de vendas.

Assine nossa newsletter e receba em primeira mão dicas e materiais que irão ajudar sua empresa a crescer.

Você sabe o que é uma solução empresarial? Quem está à frente de um negócio precisa estar sempre de olho no desempenho de cada setor e avaliar possíveis estratégias para melhorar a performance e, consequentemente, os resultados.

Conseguir se destacar em um mercado tão competitivo e em meio a tantas novidades da era digital, exige atualização constante e olhos abertos para a inovação.

O setor de vendas é um dos que mais necessitam de atenção. Quanto mais produtivos forem a equipe e os processos utilizados, maior será o retorno.

A seguir, falaremos com mais detalhes sobre o uso de soluções empresariais para alavancar a produtividade e aumentar as vendas realizadas.

O que são soluções empresariais?

De forma bem simples, são métodos aplicados com o objetivo de fazer mais com menor utilização de recursos, sejam esses pessoais ou financeiros.

Soluções empresariais são estratégias adotadas com o objetivo de melhorar os resultados, podendo, ou não, ser por meio do uso de ferramentas de gestão (softwares). 

Muitas vezes, uma solução pode se apresentar na forma de uma otimização de um processo interno, como na mudança de uma embalagem do produto ou na maneira de atender um cliente, por exemplo.

Não importa qual seja o tamanho do negócio, buscar por novas soluções é imprescindível para ganhar eficiência organizacional, promover o crescimento e se destacar diante da concorrência.


Exemplos de soluções empresariais

Para que você consiga entender claramente o que são soluções empresariais, vamos falar de alguns exemplos práticos que já trabalhei aqui na Conteúdo Conecta e trouxeram resultados muito legais para os clientes.

Muitas vezes, uma solução pode ser uma sacada, uma ideia nova ou uma estratégia mais completa, o que ela precisa é promover uma melhoria por meio da inovação, como o que aconteceu nestes casos:

1 – Cardápio digital de hamburgueria

Durante a pandemia, além da redução no número de clientes atendidos, outro problema surgiu em relação aos cardápios físicos, era preciso evitar o manuseio, já que qualquer tipo de contato poderia transmitir o coronavírus. Para solucionar isso, desenvolvemos o Cardápio digital.

Ele foi hospedado em uma página, que é rapidamente acessada com uso de um QR Code disponível nas mesas do estabelecimento. Além de aumentar a segurança para os clientes, o cardápio digital promoveu agilidade, praticidade e economia, já que a necessidade de impressão dos cardápios foi amplamente reduzida.

2 – Segmentação de público de empresa de facilities com Google ADS 

Um dos clientes já atendidos, a MXM, que atua no segmento de serviços terceirizados alcançou excelentes resultados com a campanha do Google Ads, ficando entre os três primeiros resultados do Google. Mas, isso gerou uma dificuldade para a equipe da empresa, visto que muitos currículos passaram a chegar, porém, de leads desqualificados.

Analisamos o comportamento do público e descobrimos que a grande maioria disparava currículos para todas as empresas que estavam nas primeiras posições do buscador. Decidimos adotar a estratégia de reduzir o valor pago por clique, a fim de posicionar os anúncios no segundo bloco da primeira página e, por mais arriscado que pareça, deu muito certo, pois a maioria dos candidatos a vagas de emprego clicavam em links posicionados no primeiro bloco de anúncios.

O número de cliques desqualificados diminuiu em 80%, porém, todos que passaram a chegar, eram de leads altamente qualificados, ou seja, pessoas que estavam interessadas em comprar da empresa e não querendo trabalhar para ela. 

3 – Ferramentas para gestão e produtividade do time da Conteúdo Conecta

Para dar conta de organizar todas as demandas da agência, optamos pela utilização de ferramentas de gestão e produtividade. Isso ajudou a solucionar a maior dificuldade que era fazer uma comunicação eficiente com toda a equipe e agilizar os processos, mesmo durante o período de home office. Vale lembrar que, temos pessoas trabalhando de outras cidades e estados.

Isso nos permitiu ter toda a equipe conectada a um mesmo canal, onde é feito o controle das tarefas. Melhoramos o desempenho, aumentamos a agilidade, economizamos tempo e ganhamos em produtividade. 

4 – Catálogo de produtos no WhatsApp Business

Durante a pandemia, as empresas precisaram se adaptar ao atendimento online e quem se comunica com os clientes via WhatsApp sabe o quanto isso demanda de tempo.

Uma solução eficaz que enxergamos para otimizar esse processo, foi a hospedagem de catálogo de produtos no WhatsApp Business. Com isso, os clientes podiam consultar os produtos e valores, sem necessidade de iniciar uma conversa. No caso das lanchonetes e restaurantes, ele pode já vir com o pedido pronto, economizando muito tempo do atendente.

Sugerimos o uso dessa ferramenta para vários de nossos clientes e tem sido realmente eficiente. Apesar de ser algo simples e gratuito, é muito funcional, torna a comunicação com o cliente mais rápida, economiza tempo e ajuda na divulgação dos produtos e serviços oferecidos. Ou seja, uma daquelas sacadas que fazem um diferencial enorme no dia a dia de uma empresa.


O que faz um Especialista em Soluções Empresariais?

É um profissional de marketing, experiente em administração de empresas, que tem uma visão voltada para o crescimento do negócio. Por possuir um perfil planejador e analítico, consegue enxergar caminhos ainda não desbravados, que possam proporcionar crescimento escalável ou mesmo contensão de despesas.

Quem executa essa função, não está limitado apenas em instruir e ajudar as empresas aumentarem suas vendas, mas em oferecer um olhar perspicaz de como o negócio pode ser inovado como um todo, sendo internamente — em processos, gestão e administração — e externamente, no produto ou serviço que não somente atenda às necessidades, mas que surpreenda o público-alvo.

O Especialista em Soluções Empresariais ajuda o gestor de uma empresa ou de um departamento na tomada de decisões, definindo e planejando possíveis ações corretivas, preventivas e de melhorias. Orienta na manutenção e evolução dos sistemas de gestão, para a própria empresa e também para os stakeholders (partes interessadas), sendo os clientes, veículos de mídias e fornecedores.


Em que áreas as soluções empresariais são aplicáveis?

Tudo depende de cada negócio. Hoje em dia, especialmente por conta dos avanços tecnológicos, existem soluções para qualquer setor de uma empresa, seja para a área de gestão, serviços financeiros, atendimento, vendas, equipe, comunicação, marketing, processos e por aí vai.

Avaliar constantemente o desempenho de cada setor é o que vai apontar ao gestor onde há necessidade de melhorias. 

De modo geral, o objetivo é sempre reduzir custos operacionais e administrativos, aumentar a produtividade, padronizar os processos, reduzir erros e necessidade de retrabalho e, claro, aumentar a lucratividade.

 


Como as soluções empresariais podem ajudar na produtividade de vendas?

A produtividade em vendas é, sem dúvidas, um dos principais focos de toda empresa, pois é fator determinante para o sucesso de um negócio.

É importante ter claro o significado da palavra produtividade

Muitas pessoas confundem o termo com aumento de produção. Porém, apesar de serem sinônimos, dentro do mundo empresarial, a produção é um resultado quantitativo, enquanto a produtividade relaciona quantidade, qualidade e recursos aplicados.

Falando da área de vendas, a produção é o número de vendas realizadas dentro de um determinado período, enquanto a produtividade é a capacidade de produzir resultados cada vez maiores, otimizando as ferramentas e processos aplicados, de forma a utilizar menos tempo e recursos, sejam eles financeiros ou de pessoal.

O que isso quer dizer é que melhorando a produtividade, os resultados passam a ser atingidos em tempo menor e com maior eficiência.

É claro que, na prática, essa não é uma tarefa simples. Exige não só um bom planejamento, como um acompanhamento minucioso de desempenho e mensuração de resultados, e ainda, de períodos de testes de novas soluções.

A construção de funil e pipeline de vendas são estratégias que ajudam a detalhar os processos e encontrar facilmente as etapas que necessitam de ajustes. Estas são soluções utilizadas no Marketing para desenhar o processo de compra e venda, respectivamente.

Além disso, é importante saber que a produtividade de vendas está atrelada a 4 pilares:

  1. Pessoas: Trata-se da equipe envolvida no processo de venda. Além do diálogo aberto e constante, é fundamental investir na qualificação e motivação da equipe;

     

  2. Processos: Uma empresa precisa ter desenhado diversos processos e nas vendas, não é diferente. A equipe deve conhecer cada etapa e o trabalho de otimização destes, deve ser constante. Portanto, se a sua empresa não têm desenhadas essas etapas, deverá criá-las;

     

  3. Gestão: Um gestor é quem conduz as pessoas e os processos para melhorar os resultados. Precisa impor o ritmo, fazer o mapeamento de oportunidades, planejar e medir os KPIs, e avaliar novas soluções para melhorar a produtividade;

     

  4. Tecnologia: O uso de ferramentas tecnológicas é indispensável para a eficiência das vendas na atualidade. Isso inclui o trabalho de Marketing Digital e a forma como a empresa se comunica com o público para prospectar novos clientes.


Soluções em Marketing Digital para o seu negócio

O Marketing Digital é uma das melhores e mais modernas soluções empresariais para a aquisição de novos clientes, aumento de lucratividade, . 

Ele conta com um conjunto de estratégias pensadas de forma personalizada para cada segmento empresarial, a fim de mostrar o quanto seu negócio pode ser útil e melhor para captar clientes em potencial.

O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias utilizadas para atrair as pessoas. O método se utiliza de conteúdos relevantes – aqueles que geram valor à audiência – que podem ser em forma de texto, vídeo, posts em redes sociais, e-books e outros materiais. 

Um conteúdo relevante e de qualidade (material rico) não “fala” diretamente da marca, não pretende vender a todo custo, como num comercial, mas fornece ao público soluções para os seus problemas ou simplesmente entretenimento, a fim de ganhar a simpatia e confiança da audiência, para, em momento posterior, fazer negócio com ela mais facilmente.


Como você está utilizando o Marketing Digital no seu negócio? Vamos conversar sobre isso?

A Conteúdo Conecta é uma empresa especialista no assunto e temos muito a compartilhar com empresários e empresárias, gestores e gestoras de departamentos que estão em busca de soluções inteligentes e eficientes para aumentar a produtividade de vendas.

Conheça mais sobre a história do nosso Especialista em Soluções Empresariais, Daniel Banin e entenda como ele poderá ajudar sua empresa a conquistar melhores resultados.

Entre em contato conosco e saiba mais.

 

Achou interessante?
Compartilhe com quem você acha que irá gostar

Veja artigos relacionados

13set

A Inteligência Artificial (IA) revolucionou praticamente todos os campos de negócios, e o marketing digital não é exceção. Cada vez mais empresas estão adotando tecnologias…

28ago

Veja de que modo a Inteligência Artificial está revolucionando a criação de conteúdo, aumentando a produtividade, personalização e otimização para SEO nas estratégias de marketing…

02ago

Quer atrair mais alunos para sua escola de idiomas? Aprenda as técnicas de marketing digital mais eficazes para destacar sua instituição no mercado e aumentar…