Tendências

Descubra a diferença entre persona e público-alvo

Você sabe qual a maneira mais eficiente de conhecer o seu público? Dentro do marketing de conteúdo, entender quem é seu público-alvo e sua persona é o primeiro passo para criar uma estratégia certeira, produzir conteúdo direcionado ao seu potencial cliente e gerar valor para ele. 

As principais vantagens de conhecer o seu público antes de produzir qualquer conteúdo são:

  1. Você não perde tempo com estratégias ineficazes.
  2. Produz melhores conteúdos.
  3. Escolhe canais mais eficientes.

Dentre aquilo que chamamos de público, precisamos diferenciar público-alvo e persona. Essa diferença surgiu devido às mudanças de comportamentos e aos novos hábitos do consumidor na era digital.

Neste artigo, você vai conhecer as principais diferenças entre público-alvo e persona e entender a importância de aplicar essa estratégia na hora de produzir novos conteúdos para atender às verdadeiras necessidades do seu potencial cliente. Acompanhe a leitura e confira!

Qual a diferença entre público-alvo e persona?

Público-alvo considera o número de pessoas atingidas pelo produto ou serviço que a sua empresa oferece. Ele envolve características demográficas, socioeconômicas e comportamentos que definem ações para o seu negócio.

As principais características do público-alvo:

  • Apresenta uma definição ampla do seu público.
  • Não fala sobre hábitos.
  • Não se refere a alguém específico.
  • São pessoas que podem querer seu produto ou serviço.

Quando você tem um público-alvo definido, fica muito mais fácil saber quais canais podem ser mais eficientes para divulgação das suas campanhas.

Exemplos de público-alvo:

  1. Homens de 25 a 35 anos com formação superior, renda mensal entre R$ 2 mil a R$ 5 mil, casados, moradores da região leste paulistana e que fazem compras recorrentes de tênis pela internet.
  2. Mulheres de 18 a 25 anos, empreendedoras, com renda média de R$ 2 mil por mês, solteiras, residentes na capital do Rio de Janeiro e que adoram viajar.

Persona, por sua vez, é um personagem fictício, conhecido como buyer persona ou avatar (com definição de características como: o que faz e do que gosta), que representa o seu cliente potencial e seus verdadeiros interesses.

As principais características da persona:

  • Apresenta definição específica sobre seu público.
  • Traz detalhes sobre hábitos e interesses.
  • Refere-se a um personagem específico.
  • É o consumidor ideal.

Com uma persona bem definida, sua estratégia tem grande chance de se tornar muito mais efetiva. Isso ajuda a entender melhor os comportamentos de compras do seu cliente e a entregar melhores conteúdos.

Exemplos de Personas:

  1. Mateus tem 23 anos, já é formado em curso superior de tecnologia da informação e trabalha como analista de mídias em uma pequena agência de marketing digital. Ganha entre R$ 2 mil e R$ 5 mil, é casado, possui um filho e é bem resolvido profissionalmente. Gosta de comprar tênis pela internet, já tem um gasto mensal separado para isso e está sempre atento às novidades e promoções das marcas e dos e-commerces. O seu radar fica em eliminar os fretes altos de transportadoras que acompanham produtos renomados. Costuma seguir digital influencers e profissionais do esporte no Instagram. Mora na Zona Leste da capital de São Paulo e costuma sair toda semana com a família, para parques e para a casa de familiares. Também reserva um tempo para ir com os amigos a bares e baladas, pelo menos uma vez por mês. Todas às quintas-feiras joga futebol em uma quadra society com amigos. Gosta de se vestir bem, mas sem sair do conforto, dentro e fora do trabalho.
  2. Laura tem 25 anos, é especialista em marketing de conteúdo e atualmente atua como redatora freelance produzindo conteúdos para web. Ganha entre R$3 mil a R$5 mil, é solteira e não tem filhos. É bem resolvida, sabe o que quer. Apaixonada por conhecer novos lugares, todos os meses ela faz uma reserva financeira e planeja as próximas viagens. Laura passa boa parte do seu tempo livre assistindo a tutoriais de mochileiros no YouTube. Recentemente
    mudou-se para Paraty em busca de uma vida mais tranquila. Não pretende arrumar emprego fixo, nem namorar sério tão cedo, pois espera realizar muitas viagens e isso, na visão dela, pode atrapalhar seus planos.

Dicas para criar sua persona

Agora que você já sabe as principais diferenças entre persona e público-alvo, é hora de definir o perfil da sua persona alinhada com seu público. Essa etapa é fundamental para direcionar o seu cliente na tomada de decisão.

  1. Colete informações sobre o público-alvo

Nessa etapa, é importante saber coletar as informações necessárias do seu público-alvo para construção da sua persona. A boa notícia é que há diversas ferramentas na internet disponíveis, até mesmo gratuitamente, que podem ajudar nesse processo. 

Duas maneiras práticas para coletar esses dados são: pesquisas direta e indireta.

Pesquisa direta:

  1. Pesquisa de leads.
  2. Entrevistas com clientes.
  3. Pesquisa de mercado.
  4. Pesquisa on-line.

Pesquisa indireta:

  1. Facebook
  2. Google Analytics.
  3. LinkedIn
  4. Analise os resultados encontrados

Depois de fazer a pesquisa é hora de analisar os resultados com muito cuidado. Com os dados compilados, analise as dificuldades comuns e os objetivos similares do seu potencial cliente. Além disso, você vai conseguir mapear a jornada de compra da sua persona e utilizar essas informações para alinhar sua estratégia de conteúdo.

3. Mapeie as necessidades da persona

O que a incomoda? O que a deixa insatisfeita, seja na vida profissional ou na vida pessoal? Ao identificar as dores da persona, você encontrará boas oportunidades de desenvolvimento de conteúdo. Além de entender as necessidades, é necessário encontrar uma solução para elas. Essas dores podem não estar vinculadas diretamente ao seu negócio, mas influenciam na decisão de compra do cliente se você souber reconhecê-las.

4. Defina as estratégias de conteúdo

Adaptar a linguagem e as técnicas de persuasão para solucionar os diferentes problemas que suas personas enfrentam é a maneira eficaz de criar conteúdo para atrair leads que podem ser seus potencias clientes. Usar gírias, memes, infográficos como estratégia de captar a atenção dessa persona são consideradas iscas digitais e que correspondem sucesso na estratégia criada dentro do funil de vendas.

Quer entender mais detalhes nesta diferença? Assista ao vídeo que a Conteúdo Conecta elaborou para este tema:

Como você pôde perceber, tanto a persona quanto o público-alvo são fundamentais para definição de uma boa estratégia e estão relacionadas a fases diferentes dentro do marketing de conteúdo. Enquanto o público-alvo aponta dados gerais sobre o seu potencial cliente, a persona mostra dados mais específicos e essenciais que ajudam você a criar uma conexão mais precisa com o público.

Daniel Banin

Artigos Recentes

Como a IA está facilitando a otimização de conteúdo com ferramentas de parafraseamento

As ferramentas de parafraseamento baseadas em inteligência artificial (IA) são um recurso útil nesse cenário,…

8 meses até agora

Aproveitando o poder da IA para impulsionar o sucesso do marketing digital

A Inteligência Artificial (IA) revolucionou praticamente todos os campos de negócios, e o marketing digital…

11 meses até agora

Como a Inteligência Artificial está Revolucionando a Criação de Conteúdo

Veja de que modo a Inteligência Artificial está revolucionando a criação de conteúdo, aumentando a…

11 meses até agora

Técnicas de Marketing Digital para Escolas de Idiomas

Quer atrair mais alunos para sua escola de idiomas? Aprenda as técnicas de marketing digital…

12 meses até agora

Como construir confiança com conteúdo de qualidade: principais estratégias e práticas recomendadas

Aprenda agora a construir confiança com conteúdo de alta qualidade. Fique por dentro das estratégias…

12 meses até agora

O que é considerado um bom conteúdo? Descubra as diretrizes do Google!

Saiba o que é considerado um bom conteúdo de acordo com o Google e aprenda…

2 anos até agora