Você sabe qual a maneira mais eficiente de conhecer o seu público? Dentro do marketing de conteúdo, entender quem é seu público-alvo e sua persona é o primeiro passo para criar uma estratégia certeira, produzir conteúdo direcionado ao seu potencial cliente e gerar valor para ele.
As principais vantagens de conhecer o seu público antes de produzir qualquer conteúdo são:
Dentre aquilo que chamamos de público, precisamos diferenciar público-alvo e persona. Essa diferença surgiu devido às mudanças de comportamentos e aos novos hábitos do consumidor na era digital.
Neste artigo, você vai conhecer as principais diferenças entre público-alvo e persona e entender a importância de aplicar essa estratégia na hora de produzir novos conteúdos para atender às verdadeiras necessidades do seu potencial cliente. Acompanhe a leitura e confira!
Público-alvo considera o número de pessoas atingidas pelo produto ou serviço que a sua empresa oferece. Ele envolve características demográficas, socioeconômicas e comportamentos que definem ações para o seu negócio.
As principais características do público-alvo:
Quando você tem um público-alvo definido, fica muito mais fácil saber quais canais podem ser mais eficientes para divulgação das suas campanhas.
Persona, por sua vez, é um personagem fictício, conhecido como buyer persona ou avatar (com definição de características como: o que faz e do que gosta), que representa o seu cliente potencial e seus verdadeiros interesses.
Com uma persona bem definida, sua estratégia tem grande chance de se tornar muito mais efetiva. Isso ajuda a entender melhor os comportamentos de compras do seu cliente e a entregar melhores conteúdos.
Agora que você já sabe as principais diferenças entre persona e público-alvo, é hora de definir o perfil da sua persona alinhada com seu público. Essa etapa é fundamental para direcionar o seu cliente na tomada de decisão.
Nessa etapa, é importante saber coletar as informações necessárias do seu público-alvo para construção da sua persona. A boa notícia é que há diversas ferramentas na internet disponíveis, até mesmo gratuitamente, que podem ajudar nesse processo.
Duas maneiras práticas para coletar esses dados são: pesquisas direta e indireta.
Pesquisa direta:
Pesquisa indireta:
Depois de fazer a pesquisa é hora de analisar os resultados com muito cuidado. Com os dados compilados, analise as dificuldades comuns e os objetivos similares do seu potencial cliente. Além disso, você vai conseguir mapear a jornada de compra da sua persona e utilizar essas informações para alinhar sua estratégia de conteúdo.
O que a incomoda? O que a deixa insatisfeita, seja na vida profissional ou na vida pessoal? Ao identificar as dores da persona, você encontrará boas oportunidades de desenvolvimento de conteúdo. Além de entender as necessidades, é necessário encontrar uma solução para elas. Essas dores podem não estar vinculadas diretamente ao seu negócio, mas influenciam na decisão de compra do cliente se você souber reconhecê-las.
Adaptar a linguagem e as técnicas de persuasão para solucionar os diferentes problemas que suas personas enfrentam é a maneira eficaz de criar conteúdo para atrair leads que podem ser seus potencias clientes. Usar gírias, memes, infográficos como estratégia de captar a atenção dessa persona são consideradas iscas digitais e que correspondem sucesso na estratégia criada dentro do funil de vendas.
Quer entender mais detalhes nesta diferença? Assista ao vídeo que a Conteúdo Conecta elaborou para este tema:
Como você pôde perceber, tanto a persona quanto o público-alvo são fundamentais para definição de uma boa estratégia e estão relacionadas a fases diferentes dentro do marketing de conteúdo. Enquanto o público-alvo aponta dados gerais sobre o seu potencial cliente, a persona mostra dados mais específicos e essenciais que ajudam você a criar uma conexão mais precisa com o público.
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