Para uma marca ser realmente conhecida ela precisa estar na internet, não há como ignorar esse canal, uma vez que a maioria busca por produtos ou serviços de forma online, pois a praticidade de obter essas informações é muito mais cômoda do que sair a campo para pesquisar, concorda?
Sendo assim, para você que é empreendedor e possui uma empresa de qualquer segmento, não basta apenas estar na internet. O que queremos dizer com “estar na internet” é o fato de ter um site, estar presente com uma página, canal ou perfil em redes sociais. É necessário mais do que isso. É preciso ficar bem posicionado em mecanismos de buscas com o Google, Bing, por exemplo, para que quando uma pessoa pesquise determinado assunto, termo, serviço ou produto, sua empresa ao menos apareça, nem que for da segunda página de pesquisa em diante, mas deve estar na briga por ranqueamento. É aí que entra o trabalho de SEO, onde é necessário otimizar o site para alcançar o topo das buscas.
Conseguir este bom ranqueamento não é uma tarefa fácil, uma vez que você precisará investir em estratégias de SEO, para que o algoritmo do Google reconheça seu site e ele seja melhor posicionado.
Não se preocupe, caso você não esteja familiarizado com o processo, explicaremos no decorrer deste artigo como o SEO pode ajudar e muito seu site a obter mais tráfego.
Search Engine Optimization ou SEO, em tradução livre, significa: Otimização de Mecanismo de Busca.
Essa otimização se constitui em técnicas aplicadas em um website, para que este fique melhor ranqueado, organicamente, nos mecanismos de buscas. Organicamente significa, sem precisar pagar para aparecer nas primeiras posições. Assim, quanto melhor for a estratégia traçada de SEO, maiores serão as chances do seu site aparecer logo nas primeiras posições dos buscadores, o que, em tese, gerará mais cliques, mais acessos, mais conhecimento da sua marca, mais vendas.
Estar na primeira página dos buscadores, traz a sua empresa além de maiores chances de acesso, maior visibilidade e captação de mais leads (pessoas interessadas).
Esse aumento na visibilidade e, possivelmente, nos lucros que sua empresa ganha ao estar na primeira página dos buscadores, se dá, pois aumenta as chances de gerar mais negócios, uma vez que 90% das pessoas que realizam uma pesquisa em motores de busca, clicam apenas nos primeiros resultados que aparecem, excluindo assim aquela espiadela na segunda página de resultados.
Assim, a função principal do SEO é aumentar o volume de tráfego orgânico para o seu site e garantir mais visibilidade.
Entender como funciona os mecanismos dos buscadores, toda a inteligência e algoritmos por trás deles, é fator fundamental para desenvolver a estratégia de otimização de sites.
Pesquisando algo em um buscador, como o Google, por exemplo, a apresentação dos resultados, em um geral, gira em torno da sua necessidade, de forma que os resultados obtidos são como possibilidades de respostas, ao que você buscou.
Cabe então as empresas, ao investir em Marketing Digital e buscar saber responder essas questões de forma objetiva.
Por isso, que você ao traçar suas estratégias de SEO, deve pensar no processos de pesquisa, e sempre se colocar no lugar usuário que está buscando por alguma informação.
E uma das formas mais fáceis de entender a busca de um usuário é conhecer antes a sua intenção de pesquisa. Sabendo essa intenção, será possível conseguir atrair o público certo para o seu site.
Por este motivo, que vamos explicar um pouco mais sobre o que leva o um usuário a pesquisar algo no Google, em um total existem três tipos de buscas.
Este tipo de busca, que também recebe o nome de pesquisa de atalho, é utilizada quando o usuário já sabe qual site ele deseja ir, mas não se lembra da URL completa ou apenas está com preguiça de digitar.
A sua intenção de pesquisa aqui é clara, e por este motivo, são poucas as chances desse usuário mudar seu destino final.
Neste tipo de busca, o usuário está procurando por informações, sejam notícias, releases de algum produto ou serviço, ofertas, localidade, entre outras.
Ao contrário da pesquisa navegacional, nesse caso, o usuário não sabe exatamente um site que deseja acessar. O possível clique irá depender do conteúdo das informações e da confiabilidade destas.
Entendeu a importância de um bom ranqueamento no Google? Se seu site estiver nos primeiros resultados, ele terá uma chance maior de ser acessado por um usuário que não possui um destino certo.
Como o próprio nome já diz, nesta busca o usuário tem como destino final fazer uma transação, que pode ser desde uma compra de produto, ou até mesmo realizar qualquer outro tipo de transação na internet. Neste tipo de pesquisa, o usuário está no ponto que chamamos de “fundo de funil”, ou seja, está decidido a comprar ou contratar algo, e, portanto, é um lead que pode chegar bem mais qualificado para a sua empresa, pois entende-se que toda a parte de pesquisa já foi feita antes desta ação.
Vamos dar um exemplo. O sujeito está afim de sair para comer um hambúrguer. Ele vai na caixa de busca e digita: “hamburgueria em tal bairro”. Nesta busca aparecerão os melhores ranqueados aos olhos do Google ou Bing. O sujeito vai avaliar alguns deles e tomar sua decisão de compra ou neste caso ida ao local.
Em casos de uma loja virtual (e-commerce) é muito comum acontecer este mesmo processo. O sujeito quer comprar um tapete e digita tapete para sala e virão vários anúncios e também alguns artigos com dicas de melhores tapetes para decoração, etc.
Agora que você já entendeu os três tipos de buscas que um usuário pode fazer, vamos explicar um pouco sobre o funcionamento do pai da internet, o maior buscador do mundo, o Google.
Você deve ter em mente que as buscas no mecanismo são divididas em dois grupos, os resultados orgânicos (os gratuitos) e resultados que são pagos (anúncios).
O Google possui robôs, que funcionam como rastreadores, e são eles que buscam as páginas na internet, entram em cada uma delas, e leem todo o conteúdo que aquela página possui, salvando essas informações nos servidores do Google, dessa forma o Google é um algoritmo
Assim, o conteúdo fica armazenado, organizado e bem segmentado, oferecendo a quem busca uma informação relevante, que atenda aos anseios, necessidades e dores, com a premissa de exibir a melhor experiência para a pesquisa feita. O Google sempre prezará por atender ao usuário que é seu maior patrimônio e por isso sites mal feitos em termos de conteúdo, que carregam lentamente, que não passam uma informação completa, ficam para trás, ou melhor, para páginas posteriores à primeira.
Sim, qualquer site pode aplicar as técnicas de SEO, mas saiba que isso não é uma certeza de que seu site estará nas primeiras colocações dos buscadores automaticamente, pois isso dependerá de uma série de fatores, como o servidor em que o site está hospedado, velocidade do carregamento das páginas, tempo de domínio, estrutura do site entre outras “cositas” mais. Podemos depois, em outro artigo, explicar melhor cada um desses pontos.
Para se indexar um site a um sistema leva alguns dias, e é por isso que os resultados de SEO não são instantâneos, mas sim obtidos com o tempo.
Os robôs do Google e dos outros mecanismos de busca fazem leituras constantemente nas páginas para verificar o conteúdo, principalmente se tal página merece e ainda deve permanecer nas primeiras colocações.
As regras de SEO também passam por atualizações constantes, como as famosas “mudanças de algoritmo”. Por isso, é bom sempre se manter atualizado nas novas diretrizes.
As meta tags é uma das primeiras estratégias de SEO que deve ser aplicada no site para buscar um bom ranqueamento.
Basicamente, elas são como uma etiqueta de identificação digital, que mostra as informações de uma página da web para que os robôs dos mecanismo de busca consigam ler.
Isso faz com que elas sejam utilizadas para otimizar o título de uma página ou a descrição das palavras-chave.
Foque em um boa pesquisa de palavras chave
É fundamental que o seu projeto de SEO, tenha uma pesquisa de palavras-chave direcionada para o seu público, para gerar mais oportunidades de negócio através da busca orgânica. Além disso a pesquisa precisa estar focada no que é muito importante para o seu negócio, porque além de estar com um bom posicionamento no Google é importante que você tenha conversões e resultados através do seu Projeto de SEO.
Conteúdo de qualidade também é a chave
Lembra quando falamos que os robôs do Google leem todas as informações de um site para armazená-las e futuramente oferecer em uma busca? Pois bem, a inteligência artificial deles também chega a entender relevância desse conteúdo e o quanto ele pode ser importante e informativo para determinada busca.
Os robôs leem os conteúdos relevando a sua semântica também. O que isso significa? Significa que não adianta encher o conteúdo das páginas de um site com palavras-chave, tais quais a empresa gostaria de ser encontrada, sem que o texto faça sentido para quem o lê. Antigamente se usava essa tática, vamos chamar assim, para conseguir melhores posições no buscador, mas atualmente acabou essa “mamata”, pois o Google prioriza o conteúdo que deixe o usuário satisfeito com a apresentação dos melhores resultados, ou seja, com os melhore conteúdos disponíveis na internet.
Conteúdo original e a frequência de quanto tempo você posta também são levados em consideração por mecanismos de busca.
Quer entender mais sobre SEO e o quanto isso ajudará seu site a obter mais tráfego e consequentemente vender mais? Quer saber como ficar nas primeiras posições da busca do Google? Vamos conversar, sem compromisso, pois somos uma agência de marketing especializada no assunto. Mande-nos uma mensagem e conheça os nossos serviços em SEO e marketing de conteúdo.
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