O que é Marketing de Conteúdo?

Assine nossa newsletter e receba em primeira mão dicas e materiais que irão ajudar sua empresa a crescer.

O marketing de conteúdo tornou-se essencial nas campanhas de marketing digital de todas as empresas. Afinal, quando alguém consulta a internet por uma solução, ela, inicialmente, realiza uma busca, uma pesquisa para ajudá-la a resolver um problema. E é, justamente, nesse momento que esse consumidor pode dar “de cara” com o conteúdo publicado por sua marca.

O consumidor já não é o mesmo de tempos atrás. As pesquisas apontam que cada vez mais as pessoas estão em constante consulta e também comprando pela internet e se sentindo seguras com essa prática. Em 2017, pela primeira vez, os moradores de grandes cidades dão preferência às compras pela internet e deixam os shoppings como uma segunda opção. É de fato uma grande mudança de hábito.

Porém, estamos falando da internet e aqui há muita concorrência. Portanto, sem uma boa estratégia de marketing de conteúdo, fatalmente o seu concorrente ganhará a atenção do usuário. E o que acontece? Nesse momento você acaba de perder mais uma valiosa chance de ter um cliente.

Como mudar esse cenário? O primeiro passo é entender por que o marketing de conteúdo é tão importante e como ele pode ajudar a sua empresa a aumentar as vendas e se relacionar melhor com os potenciais consumidores de seu produto ou serviço. Vou explicar agora cada um desses pontos e ir além!

O que é marketing de conteúdo?

A internet é feita de conteúdo. Sempre que você entra na rede está em busca de conteúdo não importa em qual formato ele apareça.

Por exemplo, você começou a buscar mais informações sobre o marketing de conteúdo e agora está lendo este post. Você pode, em seguida, continuar a sua pesquisa e assistir a um vídeo sobre o assunto, encontrar um infográfico, uma rede social de uma empresa que fale muito sobre esse assunto. Tudo isso é conteúdo e pode fazer parte de uma estratégia ampla de marketing promovida por uma marca.

E só de pensar o quanto todo o resultado dessa pesquisa ajudará no marketing da sua empresa, já é possível ter uma boa ideia do quanto essa estratégia é importante.

O marketing de conteúdo é uma parcela significativa do marketing digital. É preciso engajar o seu público-alvo utilizando esse conteúdo. É por meio dele que você conseguirá convencer os consumidores a fazer negócios com você.

Lembrando que, o principal objetivo do conteúdo é o de levar a sua persona pela jornada do consumidor até que ela, finalmente, se converta em uma venda.

Por que o marketing de conteúdo é importante para a empresa?

Agora que você já entende um pouco mais sobre marketing de conteúdo e qual é o principal objetivo dessa estratégia de marketing digital, continue a leitura para entender as vantagens de investir nele!

Cria autoridade

Você está com um problema de saúde, uma dor na coluna, por exemplo. Começa a buscar na internet quais as causas do problema e os tratamentos que podem ser realizados.

Dá de cara com um blog de um profissional que é completo. Nele, você consegue todas as informações que precisa como o tratamento, cuidados em casa, entre outras. Sempre que aparece alguma dor muscular ou articular, você volta para esse site. Sempre que um amigo ou parente comenta sobre uma dor relacionada a essas, você indica o site desse profissional.

Isso significa que esse profissional e o conteúdo dele se tornou uma referência para você. As informações que ele passa são boas e realmente confiáveis. Provavelmente, quando você decidir iniciar o tratamento, o escolherá de imediato ou, ao mesmo dará preferência.

Atinge o público-alvo

Público-alvo é aquele para o qual todos os seus esforços são direcionados. Ao criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo, você consegue chamar a atenção dele e conquistá-lo.

Por exemplo, se o seu público é mais jovem, uma linguagem descontraída nos conteúdos escritos, imagens e vídeos com um teor divertido e descolado, costuma ajudar.

Tem um custo menor do que você imagina

O marketing de conteúdo consegue oferecer um excelente custo-benefício. Por que? Porque ele pode ser medido, ou seja, você tem como saber se o seu tempo e o seu investimento estão, de fato trazendo o retorno esperado.

É aqui que entram as métricas como o ROI (Retorno Sobre o Investimento). Por meio dele, você consegue saber quanto a empresa está ganhando ou, na pior hipótese, perdendo com cada um dos investimentos. Sendo assim, ele também pode ser aplicado ao marketing de conteúdo.

Isso ajuda a ter uma ideia de como investir nessa estratégia, quais canais de comunicação estão oferecendo os melhores resultados e identificar o que precisa mudar.

Agrada a gregos e troianos

Eis uma excelente vantagem do marketing de conteúdo: ele consegue agradar às mais diversas pessoas. Por que? Porque ele pode ser desenvolvido em diversos formatos — vídeos, e-Books, imagens, podcasts e muitos outros. é possível criar um tipo de conteúdo que seja mais adequado ao público e também ao tipo de campanha que deseja fazer.

Educa o mercado

E se a solução que você oferece for uma novidade no mercado? Se for um serviço diferenciado do qual as pessoas ainda não entendem como funciona?

O marketing de conteúdo pode ajudar a sua empresa a educar o mercado sobre a sua solução. Por meio dessa estratégia você pode falar quais problemas o seu serviço ou produto consegue resolver, como ele fará isso, quais as vantagens que ele pode trazer, enfim, as possibilidades são muitas!

Qualquer empresa pode e deve se beneficiar do marketing de conteúdo. Atualmente, usar essa estratégia no meio digital nem é mais um diferencial, pois muitas empresas, inclusive os seus concorrentes já fazem isso.

Quer ficar à frente deles nessa corrida? Quer realmente chamar a atenção do público? Contrate uma empresa de marketing especializada no assunto. Ligue para nós e conheça os nossos serviços em marketing de conteúdo!

Deseja ingressar na área como um profissional de marketing? Confira as vagas em nosso parceiro Jooble.

Achou interessante?
Compartilhe com quem você acha que irá gostar

Veja artigos relacionados

06set

Saiba o que é considerado um bom conteúdo de acordo com o Google e aprenda a criar materiais relevantes, envolventes e impactantes para sua audiência.…

06set

A psicologia do consumidor é essencial para compreender o comportamento do seu público-alvo, suas motivações e necessidades. Descubra como aplicar esse conhecimento para criar campanhas…

24mar

Antes de iniciar qualquer campanha de marketing, é necessário planejar e pesquisar palavras-chave. Esse artigo vai abordar o setup da campanha do Google Ads, explicando…